CÁLCULO URETRA PROSTÁTICA - CASO CLÍNICO

ANIMAL APRESENTAVA DOIS URÓLITOS NA BEXIGA E UM OUTRO VISIBILIZADO NO INTERIOR DA URETRA PROSTÁTICA, TOTALIZANDO 3 (TRÊS) URÓLITOS. A VETERINÁRIA QUE ACOMPANHAVA O EXAME FEZ A SONDAGEM DA URETRA DO ANIMAL, COM O OBJETIVO DE INJETAR SORO COM PRESSÃO, DESSA FORMA LEVANDO O CÁLCULO/ URÓLITO DE VOLTA PARA BEXIGA. ESSA TÉCNICA É UTILIZADA PARA FACILITAR A CIRURGIA DE RETIRADA DE CÁLCULOS, UMA VEZ QUE A RETIRADA PELA BEXIGA É INFINITAMENTE MAIS FÁCIL. CONSEGUINDO MOVIMENTAR O CÁLCULO PARA BEXIGA, O CIRURGIÃO NÃO PRECISARÁ MEXER NA URETRA, MINIMIZANDO AS CONSEQUÊNCIAS DA CIRURGIA E FACILITANDO TAMBÉM O PÓS OPERATÓRIO.

 

DICA: UM LEMBRETE PARA OS ULTRASSONOGRAFISTAS É QUE SEMPRE EXAMINEM A URETRA PRÓSTATICA E PENIANA, EM CÃES, PRINCIPALMENTE NOS CASOS DE UROLITÍASES. LEMBRANDO AINDA QUE TEMOS UMA VISUALIZAÇÃO POBRE DA URETRA PERINEAL.

JÁ VI MUITOS CASOS DE UROLITÍASES ONDE O ANIMAL FOI LEVADO PARA CIRURGIA DE RETIRADA DOS URÓLITOS E APÓS A CIRURGIA, NA VOLTA PARA CASA, NO PÓS OPERATÓRIO, PERCEBE-SE QUE EXISTE A PRESENÇA DE URÓLITOS TAMBÉM NA URETRA DO ANIMAL........ ISSO OCORRE PORQUE NA MAIORIA DAS VEZES EM QUE HÁ DIAGNÓSTICO DE UROLITÍASES NA BEXIGA URINÁRIA, A URETRA NÃO É EXAMINADA. O DETALHE É QUE MUITOS CÃES CONSEGUEM URINAR COM O CÁLCULO NA URETRA, DE ACORDO COM O TAMANHO DO CÁLCULO. O QUE DIFICULTA O DIAGNÓSTICO, POIS PODERÁ NÃO APRESENTAR ALTERAÇÕES DE OBSTRUÇÃO URETRAL, COMO POR EXEMPLO, A URETRA DILATADA.

 

VAMOS APRESENTAR ALGUMAS IMAGENS DE MOMENTOS DO EXAME.

INICIALMENTE OBSERVAMOS DOIS URÓLITOS EM BEXIGA URINÁRIA E UM EM URETRA PROSTÁTICA (VÍDEO 01)

 

VIDEO 01 - OBSERVE 2 CÁLCULOS EM BEXIGA URINÁRIA E UM CÁLCULO EM URETRA PROSTÁTICA.

 

 

FLUSHIG URETRAL - INJEÇÃO DE SORO COM CERTA PRESSÃO ATRAVÉS DE SONDA URETRAL, COM OBJETIVO DE FAZER COM QUE O CÁLCULO RETORNE PARA A BEXIGA URINÁRIA, FACILITANDO A CIRURGIA. IMAGEM DE CÁLCULO/UROLITÍASE NA URETRA PROSTÁTICA, PRODUZINDO SOMBRA ACÚSTICA POSTERIOR.

 

 

VIDEO 02 - FLUSHING URETRAL, FIZEMOS VÁRIAS VEZES ATÉ CONSEGUIR MOVIMENTAR O CÁLCULO

 

 

CÁLCULO AINDA NA URETRA PROSTÁTICA - OLHA A HORA DO EXAME!!!!!!!!!!!!

 

VIDEO 03 - OBSERVE O CÁLCULO SE MOVIMENTANDO. 

 

 

FINAL DO PROCEDIMENTO / TRÊS CÁLCULOS/URÓLITOS OBSERVADOS NO INTERIOR DA BEXIGA URINÁRIA. NÃO FOI FÁCIL, MAS CONSEGUIMOS!!!!

 

 

VIDEO 04 - TRÊS CÁLCULOS/URÓLITOS OBSERVADOS NO INTERIOR DA BEXIGA URINÁRIA